17/10/2018

Quando começou a Black Friday no Brasil?

A Black Friday é um evento tipicamente americano que ocorre na última sexta feira de novembro abrindo a temporada de compras natalinas.

O que tornou a data tão popular, não somente no seu país de origem, são os altos descontos que são oferecidos pelas lojas na data, fazendo com que muitas pessoas esperem até o dia para comprar eletrônicos, eletrodomésticos e outros itens com preços mais acessíveis.

Como forma de impulsionar o comércio, muitos países aderiram a Black Friday, incluindo o Brasil.

A primeira edição da Black Friday no Brasil
A primeira edição da Black Friday no Brasil ocorreu no ano de 2010 e foi idealizada pelo Pedro Eugênio, do site Busca Descontos.

Esta edição foi totalmente online, onde 50 e-commerces participaram, mesmo não estando preparados para o grande fluxo de acesso que iriam receber.

Nesta sua primeira edição, foi faturado mais de R$ 3 milhões, gerando aprovação por parte dos comerciantes e dos clientes que gostaram dos descontos oferecidos.

A data se tornou tão querida que muitos brasileiros passaram, a partir de então, a antecipar as suas compras de natal para a Black Friday, como forma de conseguir preços melhores nos presentes.

Desde então, a Black Friday não parou aqui no Brasil, e foi sua edição de 2012 que se percebeu que ela era muito lucrativa, gerando em torno de R$ 217 milhões de reais em vendas.  

Os produtos mais buscados pelos brasileiros durante a data são os eletrônicos, como aparelhos de televisão, videogames e, claro, celulares.

Não parou mais de crescer
Desde a sua primeira edição aqui no Brasil, a Black Friday tem se mostrado cada vez mais lucrativa para os comerciantes, o que fez com que esses não parassem de aderi-la.

Um exemplo disto é a segunda edição do evento onde, em 2013, foi arrecadado mais de R$ 424 milhões de reais, o dobro do ano passado.

Tal fato fez com que muitos lojistas por aqui usassem a criatividade e passarem a criar eventos avulsos a Black Friday, mas com o mesmo intuito, oferecer descontos.

Este aumento na lucratividade não parou por aí, na edição de 2014 foi arrecado mais de R$ 872 milhões em vendas e, em 2015, a incrível marca de R$ 1,5 bilhão de reais.

As regiões que mais compram durante a data aqui no Brasil, são o sul e o sudeste, movimentando mais de R$ 970 milhões de reais sozinhos.

Com a popularização se iniciou os problemas
Com a crescente adesão da Black Friday por partes dos lojistas, iniciou-se também os problemas relacionados a ela, algo que os brasileiros passaram a chamar de “Black Fraude”.

A maquiagem de preços, onde os produtos tinham seus valores elevados para na data serem abaixos e considerados como promoção, é uma das principais queixas dos clientes.

Foi por isto que no ano de 2014, começaram as fiscalizações e regularizações para a execução da Black Friday.

O Procon-SP e outras instituições de proteção ao consumidor se uniram para que os clientes não fossem mais lesados.

Também, com o aumento da demanda e procura dos clientes durante a data, os donos de e-commerces passaram a preparar suas lojas para aguentarem o maior fluxo de acessos e garantirem uma experiência mais satisfatória.

Mantenha-se informado
Atualmente, aqui no Brasil, é possível conferir os preços antes mesmo da data para evitar ser enganado com a maquiagem dos preços.

Também, antes de realizar a sua compra, visite sites como o Reclame Aqui para conferir a procedência daquela loja, e o depoimentos de ex clientes que compraram durante a data.

A Black Friday, foi trazida para o Brasil, com o instituto de dar a mesma opção de compra com descontos aos brasileiros, mas deve-se sempre se manter atento para evitar problemas com fraudes.

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre Black Friday:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Prêmio Black Friday de Verdade?

Prêmio Black Friday de Verdade, em sua 2° edição, terá como objetivo reconhecer, por meio de votação popular, as melhores empresas e as melhores práticas na Black Friday no Brasil. Serão 12 lojas vencedoras em 12 categorias que ganharão o troféu Black Friday de Verdade. E nesse ano teremos a grande loja vencedora, que será eleita a melhor loja entre as melhores da Black Friday Brasil.