BLOG

HOME > Entenda porquê a Black Friday pode mudar de data a partir de 2018

Entenda porquê a Black Friday pode mudar de data a partir de 2018

Por: Francisco Cantão | 15/09/2017

A Black Friday, que já se estabeleceu como uma das mais importantes do ano para o comércio eletrônico brasileiro, tendo movimentado R$ 2 bilhões em 2016, segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e que possui data fixa na última sexta-feira de novembro, pode passar por uma grande mudança em 2018. A possibilidade é que o evento passe a ocorrer em setembro, antecipando em dois meses o período mais aguardado para o varejo on-line.

O motivo informado pelos lojistas como justificativa para a troca é a necessidade de separar as vendas de Natal com as da Black Friday. Como hoje existe uma grande proximidade entre ambos, as lojas acabam perdendo oportunidades e não conseguem trabalhar da melhor forma, precisando fazer uma mescla que pode não ser a melhor opção para os negócios nem para os consumidores. Com a alteração, as ações poderiam ser feitas de forma separada, tornando-as mais atraentes.

Levando em conta o cenário econômico atual, a mudança pode ser promissora, pois introduziria em setembro – mês sem muitas possibilidades devido ao calendário desfavorável –, a maior data do e-commerce nacional, aumentando a quantia de transações do período. Assim, o último trimestre do ano teria outras formas de ser impulsionado, com o Dia das Crianças e o Natal.

Alguns lojistas são contra, pois acreditam que o principal fator que cativa os consumidores é o recebimento do 13º salário, em novembro. Dessa maneira, é possível que os clientes guardem o dinheiro e se programem para a data em seu dia tradicional. Os que são a favor argumentam que o sucesso da Black Friday não é o 13º salário, mas a comunicação proporcionada pelas empresas por meio das mídias tradicionais, como rádio, televisão e jornal e também as on-line, como Google e Facebook.

Com o impasse, o cenário mais provável é a realização de ambos, com uma Black Friday em setembro e outra em novembro, possibilitando a participação de todos os lojistas interessados. Tal opção pode até ser viável ao consumidor, que terá mais de uma oportunidade para aproveitar os baixos valores oferecidos, mas o risco da data perder a atratividade junto aos consumidores, que, em boa parte, já questionam a credibilidade da data. Uma alteração dessas, desalinhando com a data original americana, pode gerar ainda mais dúvidas na cabeça do cliente final sobre a veracidade da data promocional.

*Francisco Cantão, é fundador do site Black Friday de Verdade e sócio da empresa de marketing digital Proxy Media.

Seta Baixo

A BLACK FRIDAY DE VERDADE ESTÁ CHEGANDO!

24/11/2017 | Faltam 31 dias

Marcas já confirmadas:
Electrolux
ELECTROLUX

Líder mundial em eletrodomésticos e aparelhos de uso profissional, a Electrolux vende anualmente mais de 50 milhões de produtos em 150 países, o que equivale a dois eletro­domésticos comercializados por segundo, todos os dias do ano. É uma trajetória de quase 100 anos de existência que se traduz em desenvolvimento, inovação, design moderno e funcionalidade.

Hope
HOPE

Uma lingerie que finalmente entendeu o que toda mulher quer: ser a melhor versão dela mesma. E foi assim que a HOPE se tornou uma das principais empresas de roupas íntimas do Brasil. A HOPE acredita que toda mulher deve se sentir linda, confortável e auto confiante em todos os momentos do dia.

Hering
HERING

Voltada ao público masculino e feminino, a Hering destaca-se pela ampla aceitação em todas as classes sociais e faixas etárias, sendo reconhecida por mais de 90% dos brasileiros.

L'occitane
L'OCCITANE AU BRÉSIL

Inspirada por sua alma francesa repleta de poesia, a L’Occitane au Brésil desperta o olhar para o encanto da beleza brasileira em suas mais diversas facetas, levando alegria, pluralidade e espontaneidade em cosméticos de alta qualidade.

Evino
EVINO

A Evino foi criada com a proposta de democratizar o consumo do vinho no Brasil, e em menos de dois anos já se tornou referência no mercado.

Buscapé
BUSCAPÉ

O Buscapé é mais do que um comparador de preços, é uma ferramenta essencial para se consultar antes de todas as compras, pois além de comparar preços, lojas e produtos, usando o Buscapé você paga um preço justo.

Seta Cima
Cupom Turbinado Cupom Turbinado