BLOG

HOME > Crise? Precisamos falar de Black Friday

Crise? Precisamos falar de Black Friday

Por: Francisco Cantão | 07/12/2016

Dia 25 de novembro acontece mais uma edição da Black Friday – data em que os varejistas fazem grandes promoções em todo país. Porém, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a crise política e econômica que assola o Brasil gerou mais de 12 milhões de desempregados e, consequentemente, reduziu o poder de compra da população.

O setor de varejo foi um dos mais afetados por este momento de instabilidade. Números do Banco Central mostram que, nos sete primeiros meses deste ano, a economia teve retração de 5,65% em comparação com 2015.

O e-commerce, apesar de sempre ostentar crescimentos mais expressivos que o varejo físico, também sentiu o peso da crise. Mesmo longe de ter números tão assustadores quanto de outros mercados, o segmento já apresenta sinais de queda e estagnação. Os indicadores econômicos apontam uma provável (porém lenta) recuperação no próximo ano, mas nada muito animador. Diante desse cenário é preciso tentar recuperar as vendas perdidas. A Black Friday se apresenta como uma ótima oportunidade para uma retomada.

Uma pesquisa realizada pela plataforma Zoom é a prova disso. O estudo revelou que a crise fortaleceu a imagem da Black Friday no Brasil, uma vez que 99% dos respondentes disseram que vão fazer compras no período. Além disso, é importante ressaltar outras duas conclusões: 50% dos entrevistados pretendem investir mais de R$1.000 e 51% acreditam que vão encontrar descontos reais neste ano.

Outro fator que pode deixar os varejistas otimistas é a expectativa de que os consumidores decidam aproveitar as promoções para adiantar a compra dos presentes de Natal. Isso já aconteceu nos últimos anos e a tendência é que se repita em 2016. Com criatividade e profissionalismo, é possível ao lojista virtual driblar a crise e se manter competitivo.

* Francisco Cantão, Sócio Fundador da Proxy Media, empresa organizadora do Black Friday de Verdade (www.blackfridaydeverdade.com.br).

Seta Baixo

A BLACK FRIDAY DE VERDADE ESTÁ CHEGANDO!

24/11/2017 | Faltam 31 dias

Marcas já confirmadas:
Electrolux
ELECTROLUX

Líder mundial em eletrodomésticos e aparelhos de uso profissional, a Electrolux vende anualmente mais de 50 milhões de produtos em 150 países, o que equivale a dois eletro­domésticos comercializados por segundo, todos os dias do ano. É uma trajetória de quase 100 anos de existência que se traduz em desenvolvimento, inovação, design moderno e funcionalidade.

Hope
HOPE

Uma lingerie que finalmente entendeu o que toda mulher quer: ser a melhor versão dela mesma. E foi assim que a HOPE se tornou uma das principais empresas de roupas íntimas do Brasil. A HOPE acredita que toda mulher deve se sentir linda, confortável e auto confiante em todos os momentos do dia.

Hering
HERING

Voltada ao público masculino e feminino, a Hering destaca-se pela ampla aceitação em todas as classes sociais e faixas etárias, sendo reconhecida por mais de 90% dos brasileiros.

L'occitane
L'OCCITANE AU BRÉSIL

Inspirada por sua alma francesa repleta de poesia, a L’Occitane au Brésil desperta o olhar para o encanto da beleza brasileira em suas mais diversas facetas, levando alegria, pluralidade e espontaneidade em cosméticos de alta qualidade.

Evino
EVINO

A Evino foi criada com a proposta de democratizar o consumo do vinho no Brasil, e em menos de dois anos já se tornou referência no mercado.

Buscapé
BUSCAPÉ

O Buscapé é mais do que um comparador de preços, é uma ferramenta essencial para se consultar antes de todas as compras, pois além de comparar preços, lojas e produtos, usando o Buscapé você paga um preço justo.

Seta Cima
Cupom Turbinado Cupom Turbinado