18/09/2018

Conheça as 7 Principais Curiosidades sobre a Black Friday

Você com toda certeza já ouviu falar da Black Friday ou comprou alguma coisa nesta época do ano. Certo?

A Black Friday ocorre todos os anos e é uma das melhores datas para economizar em suas compras de Natal e final de ano. Mas, afinal... você sabe a sua origem ou a até mesmo a origem do seu nome?

Mesmo sendo uma data tão conhecida, muitas pessoas não sabem alguns detalhes importantes sobre a maior liquidação do ano. Desta forma, separamos sete curiosidades sobre a Black Friday para você conhecer um pouco mais sobre esta data tão esperada e que caiu tão bem no gosto dos brasileiros.

1° A origem do nome

O nome Black Friday tem uma origem bem sombria e remete as crises na bolsa econômica americana. Em tradução livre, Black Friday significa “sexta-feira negra”, sendo o adjetivo “Black” usado para retratar situações ruins.

 

A primeira vez que ele foi utilizado, foi em 1869, quando dois investidores, Jay Gould e James Fisk tentaram, sem sucesso, tomar o mercado de ouro na Bolsa de Nova York.

O governo foi obrigado a intervir para corrigir o problema do preço do ouro, o que causou um aumento do produto do mercado, fazendo com que muitos investidores falissem.

2° O nome poderia ter sido Big Friday
O termo Big Friday surgiu na Filadélfia quando moradores, incomodados com o trânsito, começaram a se referir a essa sexta-feira (após o dia de ação de graças) desta maneira.

Entretanto, os comerciantes não gostaram da ideia de ter suas vendas relacionadas a algo ruim como congestionamentos, o que fez com que o nome não pegasse.

3° A Black Friday passou a significar “Liquidação”
O significado de Black Friday passou a ter conotação positiva por causa dos comerciantes, pois nessa data os lojistas faziam mais promoções para vender mais. Apesar dos volumes de vendas serem representativos, as lojas mantém a margem de lucro mais apertada, pois oferecem grandes descontos para chamar a atenção dos consumidores.

4° O ano em que a Black Friday se popularizou
A Filadélfia usou o nome Black Friday por um bom tempo para nomear esta sexta feira de vendas.  Entretanto, o nome só se popularizou nos Estados Unidos por volta dos anos 90.

Ela só ganhou o título de maior dia de vendas do ano apenas nos anos 2000 nos EUA, pois o maior dia de compras dos americanos, até então, era no sábado (após o dia de ação de graças) e não na sexta. No Brasil, a Black Friday surgiu em 2010 apenas com as lojas da internet fazendo promoções especiais para os clientes.

5° A Black Friday pode acabar?
É muito difícil (quase impossível) a liquidação deixar de existir, pois os consumidores já esperam ansiosamente por essa data. Porém, os lojistas, como forma de se destacar neste período de venda, vem buscando alternativas para chamar a atenção dos consumidores não apenas na sexta-feira, mas durante todo o mês de novembro.

Esta prática tem diluído as vendas da Black Friday para toda a semana, em vez de concentrá-las em um único dia. Exemplo disso é o Walmart nos EUA que, em 2011, abriu as portas na noite do feriado de ação de graças com os descontos especiais e não só na sexta feira, como o de costume.

Deste então, muitos comerciantes andam aderindo a esta prática, tanto nos Estados Unidos, como aqui no Brasil, expandindo a promoção para outros dias do mês.

6° A melhor hora para comprar online
Para quem não gosta de encarar filas e prefere realizar as suas compra da Black Friday de forma online, há alguns horários que são melhores para economizar.

Os horários mais propícios para encontrar promoções imperdíveis é entre 0h e 2h (meia noite e duas da manhã), correndo o risco de encontrar sites congestionados.

Mas se você quer realizar as suas compras com mais tranquilidade, o horário mais indicado é entre 12h e 14h. Mas você corre o risco de já não encontrar os produtos e preços mais desejados.

7° No Brasil existe uma lista negra da Black Friday
Sim, o Procon todo ano faz uma lista de sites não confiáveis, que os consumidores não devem comprar. Tudo isto porque algumas lojas tendem a subir seus preços de forma intencional antes da Black Friday para baixar os preços no dia e parecer que estão oferecendo descontos. Além disso, há grande ocorrência de fraudes com sites suspeitos captando dados de clientes e aplicando golpes, simulando sites conhecidos com promoções fora da realidade.

Então, fique atento, faça pesquisas e veja se o site ou loja que você pretende fazer as suas compras não estão nesta lista.

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre Black Friday:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Prêmio Black Friday de Verdade?

O Prêmio Black Friday de Verdade, em sua 2° edição, terá como objetivo reconhecer, por meio de votação popular, as melhores empresas e as melhores práticas na Black Friday no Brasil. Serão 12 lojas vencedoras em 12 categorias que ganharão o troféu Black Friday de Verdade. E nesse ano teremos a grande loja vencedora, que será eleita a melhor loja entre as melhores da Black Friday Brasil.